Quantas vezes você observou seus funcionários desmotivados e sem perspectiva?
Mas, você sabe identificar quais eram as circunstâncias para tal comportamento e o quanto isso é prejudicial à sua empresa?
Diferente de máquinas que agem sob comandos e programações, o ser humano precisa de motivos para fazer algo.
Alguns chamam de propósito, outros de missão, chamado ou simplesmente responsabilidade.
Porém, o mais importante é entender que em um ambiente corporativo a motivação é peça chave para atingir os resultados que você espera alcançar.
Nos escritos acadêmicos de administração, Frederick Herzberg escreve sobre a teoria dos 2 fatores, onde ele se baseia em 2 pontos para essências para o sucesso das equipes, o fator higiênico e fator motivacional.
Segundo Herzberg, no fator higiênico, o colaborador é incentivado por condições estruturais como local de trabalho, horário do expediente, salário, benefícios, distância de casa, insumos, etc.
E todos nós sabemos que o asseio é fator determinante para manter um ambiente de trabalho conservado e com isso trazer uma excelente imagem da nossa empresa.
Já no fator motivacional, estão destacados os incentivos por meio de elogios, reconhecimento, promoções, plano de carreira, entre outros.
Na prática, para que uma equipe chegue mais rápido aos resultados esperados, primeiramente o gestor oferece condições para o trabalho, para posteriormente realizar as ações que realmente agregam valor ao dia a dia profissional.
Por fim, mesmo sendo importante garantir condições reais para a execução das tarefas, isso não motiva sua equipe a produzir mais, apenas evita com que ela fique desmotivada.
E o mais importante, liderar é tomar decisões difíceis, se sacrificar pelos que estão à sua volta e principalmente, segurar em suas mãos e não importa o que acontecer, nunca soltar.
Mas se você quiser conversar mais sobre este tema ou gestão de facilities, pode me chamar pelo chat. Sucesso para todos nós sempre!